"... Por tanto amor, por tanta emoção, a vida me fez assim.

Doce ou atroz, manso ou feroz... eu, caçador de mim..."

Milton Nascimento











quinta-feira, 24 de junho de 2010

Revendo as atitudes

Sempre ouço as pessoas dizerem: "Fulano! Toda vida foi orgulhoso. Nariz empinado! Só aprendeu a ter humildade, e melhorou o comportamento depois que passou pelo sofrimento."
Nunca entendi exatamente porque as pessoas se acham no direito de julgar e condenar as atitudes do outro e nunca concordei com esse tipo de coisas. Mas, como a vida é sempre uma caixinha de surpresas, devo adimitir, que, talvez a colocação das palavras não seja exatamente essa, mas, que de certa forma, os momentos de dor e sofrimento nos fazem realmente repensar algumas atitudes.
Passamos tanto tempo da vida, atolados em trabalho, nos afazeres domésticos, preocupados somente com os nossos "umbigos" e esquecemos do quão importante, são as outras pessoas. Perdemos completamente a noção do tempo, passamos dias, meses e as vezes até anos, sem ter notícias de uma pessoa querida, pelo simples fato de não termos tempo. Sempre usamos a mais esfarrapa das desculpas: " Nossa! Tô na correria". E essa correria nos impede de sermos  gentis, solidários, parceiros. Nos impede de sermos úteis nas horas difíceis e nos impede principalmente de colocarmos em prática o verdadeiro significado da palavra amizade.
Durante essas duas últimas semanas, que foram tão difíceis pra nós por tudo que passamos, comecei a refletir sobre isso.
Quantas pessoas, que nem são tão próximas a nós, que se sensibilizaram com a nossa dor, e que se prontificaram a nos ajudar, que estenderam a sua mão amiga, que ofereceram seu colo, que gastaram um segundo do seu tempo com um telefonema, com uma palavra de conforto, com um gesto de carinho! Quantas dessas pessoas, se colocaram inteiramente a disposição para qualquer coisa que precisássemos!Que se deslocaram de suas casas, talvez no seu único momento de folga, para nos fazer uma visita!
Isso realmente me tocou. E de certa forma devo concordar com a frase que citei acima.
Eu mesma por muitas vezes tive uma atitude egoísta, quando deixei de estar perto de alguém que estaria passando por um momento de dificuldade, de dor, por pura "falta de tempo". Por quantas vezes deixei pra depois, uma visita à alguém doente. Inúmeras vezes não fui solidária, não estive ao lado de alguém que estivesse precisando muito de um colo naquele momento. Não estendi a mão.
Precisei passar por um momento de sofrimento, para ver o quão valiosas são essas atitudes e essas pessoas. A dor me fez acordar, e ver que o mundo não gira somente ao meu redor. Que ninguém consegue ser sozinho. Que as pessoas sempre precisam umas das outras. E que é importante a gente se preocupar com o outro. Que ser solidário é um ato de nobreza.
Aprendi, que um colo faz um bem enorme nas horas difíceis. Não precisa que nada seja dito. Somente o fato de saber que tem alguém ali ao lado, já nos faz sentir mais fortes.
Ainda bem, que hoje, estou tendo a oportunidade de rever as minhas atitudes e principalmente, estou tendo a chance de fazer diferente. O que foi feito, não tem mais como voltar atrás. Mas há como fazer melhor de agora em diante.
 Talvez para muitos, a nossa, não seja uma dor tão grande assim. Mas pra nós, foi uma dor profunda, que deixará suas marcas para sempre.
Mas o fato de saber que tem tantas pessoas boas, de coração aberto prontas pra nos estender a mão, nos dá força pra seguir adiante e tentar mais uma vez, e outra e quantas outras forem necessárias!
Agradeço de todo coração à todas as pessoas que estiveram de alguma forma ao nosso lado nos ultimos dias.
E obrigada, por terem através das atitudes, me feito enchegar a vida de outra forma enquanto é tempo!



Não importa onde você parou …
em que momento da vida você cansou…
o que importa é que sempre é possível e necessário “Recomeçar”.
Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo…
é renovar as esperanças na vida e o mais importante…
acreditar em você de novo…
Sofreu muito nesse período? Foi aprendizado.
Chorou muito? Foi limpeza da alma.
Ficou com raiva das pessoas? Foi para perdoá-las um dia.
Tem tanta gente esperando apenas um sorriso seu para “chegar” perto de você.
Recomeçar…
hoje é um bom dia para começar novos desafios.
Onde você que chegar?
Ir alto… sonhe alto…
queira o melhor do melhor…
pensando assim trazemos pra nós aquilo que desejamos…
Se pensarmos pequeno coisas pequenas teremos ….
Já, se desejarmos fortemente o melhor e principalmente lutarmos pelo melhor,
o melhor vai se instalar em nossa vida.
“Porque sou do tamanho daquilo que vejo, e não do tamanho da minha altura.”
Recomeçar - Carlos Drummond de Andrade

2 comentários:

  1. Nossa Kelly, não vou estar mentindo se eu disser que quase chorei, tocou-me profundamente, de verdade. É sempre tempo de aprender, de rever conceitos, de dar oportunidades, de amar e ser amado. Não deixemos esse mundo louco nos arrancar aquilo que realmente importa.

    Um grande abraço.

    PS.: Saiba que pode contar comigo.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela força Rodrigo! Essas são as peças que a vida nos prega, com certeza, com o intuito de nos fazer crescer!!

    Beijossssssss

    ResponderExcluir